Plantão
SAÚDE:

Convênio realizará 600 cirurgias em Olinda neste ano...

Publicado dia 26/03/2019 às 05h43min
Emenda de R$ 1,8 mi será investida em procedimentos eletivos; 40% deverão ser por videolaparoscopia

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Olinda e o Hospital Tricentenário, unidade filantrópica localizada em Bairro Novo, deverá realizar 600 cirurgias em pacientes do município ao longo de 12 meses. O convênio, firmado nesta segunda-feira (25), será possível graças ao investimento de R$ 1,8 milhão de emenda parlamentar, de 2018, do deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade).

Ao todo, 50 procedimentos deverão ser realizadas mensalmente a partir deste mês. As prioridades são para cirurgias eletivas — que são as agendadas, como vesícula e hérnia. A partir de abril, o Hospital passará a ofertar também as cirurgias ginecológicas. Do total de operações, 40% serão por videolaparoscopia, a popular “cirurgia por vídeo”, onde com um pequeno corte é possível realizar um procedimento menos invasivo assistido por uma microcâmera e a laser.

O atendimento cirúrgico na unidade e em Olinda havia sidosuspenso em 2016, quando o bloco da unidade deixou de funcionar. Em dezembro de 2017, os procedimentos foram retomados e a unidade passou a oferecer 50 cirurgias gerais por mês. No convênio, outras 50 estarão disponíveis. Para se submeter a algum dos procedimentos, o paciente precisa estar inserido na rede de atendimento de Olinda e ser acompanhado por alguma unidade de saúde, que realizará o encaminhamento.

Pacientes que aguardavam na lista de espera devem ser procurados pela Secretaria de Saúde do município para realizar o agendamento. “Esperamos reduzir a demanda reprimida e zerar essa lista nos 12 meses do convênio”, apontou a secretária de vigilância da Saúde, Zelma Pessoa. Ainda de acordo com a secretária, 344 mulheres aguardam por alguma cirurgia ginecológica na rede, enquanto cerca de 300 pessoas estão na fila para o procedimento geral de hérnia ou vesícula.

Tricentenário
Atualmente, o Hospital Tricentenário dispõe de 200 leitos. Segundo o diretor administrativo da unidade, Murilo Rocha, aproximadamente 12 mil atendimentos são realizados ao mês. “O Hospital conta com a segunda maior maternidade de baixo leito de Pernambuco e possui uma UTI adulto com 20 leitos. Atendemos emergências geral, pediátrica, obstétrica e contamos com uma ala de 120 leitos apenas para pacientes crônicos, nos casos de internamentos de longa duração.”

Sobre a parceria, Murilo Rocha esclarece que o recurso é destinado exclusivamente para o custeio de cirurgias e equipe médica, além da compra de medicamentos para atender os pacientes assistidos pela unidade. “Consequentemente, haverá a economia do recurso que o Hospital destinaria à compra de medicamentos e, com ele, construiremos mais 12 leitos para que, no futuro, aumentarmos o número de cirurgias”, observa.

Fonte: FolhaPE

ÚLTIMAS Notícias

Doe leite materno

28 de maio de 2019 às 15:24:17

Época de aprender !!

27 de maio de 2019 às 18:05:26

Conheça-nos

27 de maio de 2019 às 15:27:11

Fale Conosco

Vergueiro Sorocaba
(15) 3234-2499 | | (15) 3234-2499
comercial@institutodainfancia.com.br